Em Japonvar, governo municipal e população discutem propostas para aos serviços de assistência social

Durante a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Japonvar, entidades ligadas aos movimentos sociais, sociedade civil, associações comunitárias, governo municipal e população discutiram propostas que vão melhorar a qualidade dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Japonvar. Com o tema baseado na “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que também traz o lema,” Garantia de Direitos no SUAS, Organizar, Lutar e Resistir”. Foram elencados diversos assuntos , que tem como objetivo, o de criar uma ampla rede de discussão para o fortalecimento dos projetos sociais em todo país.

Edivaldo Silva – Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Declarando aberta a sessão, o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, sr. Edivaldo da Silva fez a abertura dos trabalhos: “ A realização desta Conferência vai ampliar a discussão sobre as políticas públicas voltadas para o trabalho desenvolvido no Sistema Único de Assistência Social, abrindo um espaço democrático de discussão da situação do município quanto suas políticas Socioassistenciais, de Saúde, Educação, sendo de extrema importância a participação da população pois as ações deliberadas vão refletir diretamente na vida da população japonvarense.”

Leonardo Durães – Prefeito de Japonvar

Em seguida o prefeito do município, Leonardo Durães falou da importância do encontro. “Estou muito feliz em ver a participação da sociedade civil e acredito que será um dia bastante produtivo, onde discutiremos a política de assistência social e elencaremos propostas, sempre buscando a realidade do município de Japonvar e a melhoria na oferta dos serviços”, disse o prefeito.

Secretária Municipal de Assistência Social – Alcione Barbosa Aquino

A Secretária Municipal de Assistência Social, Alcione Barbosa Aquino completou falando sobre as vulnerabilidades encontradas no município. “É uma tarefa árdua e complexa, uma vez que atualmente as vulnerabilidades são caracterizadas de diversas maneiras, sejam violações de direitos ou situações de risco social e econômico. Creio que seja um desafio que nossa equipe da assistência tem pela frente”.

Simone Colares – AMAMS

A assistente social, Simone Colares representou a Associação Mineira da área da Sudene – AMAMS e a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Convidada para proferir a palestra principal, ela enfatizou na ocasião, sobre a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, onde avaliou o momento como bastante proveitoso, com troca de experiências muito ricas, dizendo que, o município de Japonvar, por si só, já está construindo uma Política de Assistência Social, propriamente, como ela tem que ser, a de ouvir a população.

Na opinião de Simone, os usuários dos serviços da Assistência Social não devem ser apenas receptores de programas sociais, mas, também, entendedores de que fazem parte da construção da política pública que os beneficia, e precisam ter mais conhecimento dos seus direitos para, não só mantê-los os já existentes, porém, ampliá-los. A análise dos trabalhos foi feita pela a Assistente Social Dielly Ferreira ramos.

Antes da realização de todos os trabalhos, o grupo de dança do Projeto “‘Fonte de Sabedoria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” fez uma bela apresentação de dança, trabalho esse que é desenvolvido no município.

O dispositivo de honra foi composto por Edivaldo Cardoso – Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leonardo Durães – Prefeito Municipal, Antônio Orlando – Vice-Prefeito, Simone Colares – representante da Unimontes e Amams, Alcione Barbosa – Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Barbosa – Coordenadora do CRAS, Girlene Aparecida – Presidente da Comissão Organizadora e a senhora Osvaldina Ferreira – representando todos os usuários da Política de Assistência Social do Município.

Jornalista Clécio Magalhães

RMTB 17.406/MG

É a Sua Prefeitura trabalhando.

ASCOM-Prefeitura Municipal de Japonvar